Pediatria

Ao melhorar a nutrição para as mães e crianças podemos ajudar a garantir que uma criança possa viver uma vida mais saudável e produtiva. Dessa forma as famílias , comunidades e países terão mais chances de quebrar o ciclo de pobreza. O desempenho escolar de um indivíduo aumenta e com isso seu potencial de ganhos .

Por outro lado, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e representadas pela obesidade,hipertensão, diabetes,câncer, problemas do aparelho respiratório e circulatório, são a maior causa de mortalidade de adultos e idosos no mundo. Dados da OMS revelam que , no Brasil ,em 2012, 72 % das mortes foram causadas pelas DCNT.

Esse cenário aumenta nossa responsabilidade social e cidadã para com nossas crianças e adolescentes. Grande parte dos adultos portadores dessas doenças poderiam ter sua história de vida modificada, caso fossem adequadamente acompanhados na sua infância. Sabemos que a prevenção da maioria dessas doenças se inicia na infância. Portanto parte dessas mortes seriam evitáveis.

Como resultado, os principais cientistas , economistas e especialistas em saúde concordam que a atenção e os cuidados oferecidos para as crianças e adolescentes são os melhores investimentos que podemos fazer para alcançar o progresso duradouro na saúde e no desenvolvimento global.