Testes Alérgicos

Teste alérgico de Puntura (TP)

Após avaliação do alergista, os testes de puntura são utilizados para confirmação diagnóstica da alergia induzida por grande variedade de substâncias.

É um método diagnóstico seguro e praticamente indolor. Deve ser realizado pelo médico especialista que após história clínica e exame físico, determinará quais substâncias podem ter importância no quadro clínico e, portanto, deverão ser avaliadas. O desconforto pode ocorrer pelo prurido (coceira) localizado à área do teste, no caso da reação positiva.

Na maioria das vezes é realizado no antebraço após higiene local com algodão e álcool.Em crianças abaixo de 5 anos são realizados nas costas, devido á pequena área do antebraço. O resultado é obtido em 15 a 20 minutos e a reação positiva consiste na formação de uma pápula vermelha, semelhante à uma picada de mosquito. Algumas vezes torna-se necessário realizar o teste com o próprio alimento in natura.

Em algumas situações, o teste cutâneo deve ser substituído ou complementado pela dosagem de IgE específica no sangue. São elas: necessidade de uso diário de anti-histamínicos (antialérgicos), não disponibilidade de material para teste, presença de alergias de pele graves e extensas ou história sugestiva de reação intensa (reação anafilática) . Muitas vezes o alergista realiza as duas formas de avaliação para ter maior segurança no diagnóstico.

Temos 4 baterias disponíveis:

  •  Inalantes
  •  Alimentos
  •  Insetos
  •  Látex

 

Teste para pesquisa de alergia a medicamentos

Para esclarecimento de alergia á medicamentos de acordo com a avaliação clínica do alergista,

Podem ser necessário o testes de puntura, intradérmicos, pesquisa de IgE específica no sangue e /ou provas de provocação oral com o medicamento.

Os testes são feitos pelo alergologista em ambientes preparados para atendimento de possíveis reações durante o teste. Na suspeita de dermatites.

 

Testes de contato

Indicado para a avaliação de alergias na pele e que se associam ao contato com agentes químicos externos. Esse teste também determina a sua sensibilidade a determinado alérgeno. O que o diferencia dos outros é que ele é realizado através da aplicação de adesivos que contém a substância à se pesquisar. Neste teste o paciente ficará com um adesivo onde estão as substâncias alérgenas por 48 horas. As reações a eles podem se desenvolver lentamente. É importante lembrar que este teste não poderá ser molhado.Os testes são colados sobre a pele das costas do paciente e aí permanecem por 48 horas. Após este período o paciente retorna ao consultório e as fitas são retiradas. Às vezes, é necessária uma segunda leitura, geralmente realizada 24 horas após primeira.Observa-se a ocorrência de alguma reação alérgica nos locais onde foram colocadas as substâncias testadas. Conforme o grau da reação a cada substância o teste é interpretado como negativo, duvidoso, positivo (fraco, médio ou forte).