VACINAÇÃO CONTRA COVID EM CRIANÇAS



Em relação a hesitação vacinal compreensível por se tratar de uma doença nova, na faixa de 5 a 11 anos, pode ser enfrentada pela divulgação de informações importantes.

Nossos posicionamentos como fazemos por aqui e os da Comunidade Científica fazem muita diferença.

Os argumentos a favor da vacinação são diversos e convincentes , em crianças de 5 a 11 anos , e já fizemos essa análise no início da vacinação de 12 a 17 anos e vimos a vacinação decolar entre os adolescentes.

 Em relação à segurança não há muitas mudanças a se esperar, diante das milhões de doses já administradas em adolescentes.

 

- o perfil de imunogenicidade e segurança do esquema de vacinação em 2 doses de 3 μg de vacina BNT162b2 (BioNtech / Pfizer) 21 dias além de ser considerado muito satisfatório em crianças de 5 a 11 anos no ensaio NCT04816643, com uma taxa de eficácia da vacina de 90,7% foi seguro.

 

- o benefício individual direto vinculado à prevenção de casos graves, hospitalizações e formas prolongadas de Covid-19, menos frequentes em crianças, não são desprezíveis;

 

- a potencial redução da circulação do vírus no ambiente familiar das crianças e a proteção indireta das pessoas em risco que fazem parte desse ambiente é relevante ;

 

- a redução potencial da circulação do vírus nas escolas , evitando o fechamento , atrasos no aprendizado e custos sociais e econômicos para as famílias

 

- o possível esgotamento do reservatório SARS-CoV-2 na população infantil, de onde poderiam emergir novos focos epidêmicos e novas variantes.

 

- a principal preocupação nessa faixa etária seria também de miocardite , os dados atualizados ainda reduzem mais sua ocorrência .

Saíram os primeiros dados de miocardite pós-vacina em crianças, pelo CDC. 8 casos em 7 milhões de doses. 8 casos leves de miocardite (aguardando ainda confirmação causa-efeito).

 

- Quando começaram a vacinar contra varicela nos USA , 75 a 100 crianças morriam de catapora/ano.

 

-Dados até 29 de novembro indicam que 558 crianças de 5 a 11 anos morreram de covid-19 no Brasil. Foram 297 mortes notificadas em 2020 e mais 261 reportadas até agora em 2021.

 

Grande abraço,Raquel Pitchon

Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria ( SBP)

Especialista em Alergia e Imunologia Pediátrica pela SBP

Especialista em Alergia e Imunologia pela Associação de Alergia e Imunopatologia

Mestre na área da Saúde da Criança e Adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais

Professora da Faculdade de Medicina de Ciências Médicas de MG

RAQUEL PITCHON